alcance do Wi-Fi

Você sabe como aumentar o alcance do Wi-Fi?

Muitas vezes temos o Wi-Fi em casa, mas ele está muito lento e pensamos que é um problema da operadora ou mesmo da região onde vivemos. Mas, o fato é que há muitos detalhes que contribuem para que o alcance do wi-fi diminua. Vamos aprender algumas dicas para aumentar o alcance do wi-fi?

Como podemos aumentar o alcance do Wi-Fi em uma residência ou empresa?

1- Atualize o software do roteador

A primeira medida que devemos tomar é atualizar os aparelhos de Wi-Fi de sua casa. Pois, quando eles estão desatualizados, o risco da internet ficar mais lenta é maior, e o fato de os aparelhos estarem obsoletos contribui para diminuir o alcance do Wi-Fi.

2- A posição do roteador importa!

Avalie bem o local onde você colocará seu roteador. O local da casa onde ele é mais usado é o melhor. Um roteador deve ficar no centro da casa em um lugar alto e livre de obstáculos como paredes densas e muitos móveis.

Deixe o ambiente livre de objetos e outras interferências que podem prejudicar o sinal de Wi-Fi, como microondas e rádio. E, use sempre que possível o aparelho perto do roteador.

3- Garanta que sua conexão é segura!

Verifique sempre sua senha e não permita que qualquer pessoa utilize a senha de seu Wi-Fi. Além disso, cuidado para que a senha não seja descoberta ou passada adiante.

É aconselhável mudar a senha eventualmente e evitar usar nomes que identifiquem sua casa, por exemplo, Wi-Fi do apartamento número x. Isso pode indicar onde você mora e também dar dicas sobre sua senha.

Misture números e letras e torne a senha difícil de ser descoberta. O uso do wi-fi por oportunistas é uma das coisas que pode estar prejudicando seu sinal, então o melhor é proteger-se.

Uma dica é escolher o canal que está mais livre na hora de compartilhar o canal com seus vizinhos. Isso é comum em prédios, então muitas vezes há alguns canais com poucas pessoas, ali é onde você deve escolher a conexão.

 

Segurança na rede: qual a importância de um firewall para uma empresa?

4- Repetidor de sinal

Se você mora em uma casa muito grande, o que pode estar acontecendo é que o sinal não chega em todos os cômodos da casa. O ideal é instalar um repetidor de sinal em um ponto mais distante da casa. Assim, o sinal é repetido para outras partes da casa e tudo fica estável.

5- Observe o que mais consome o Wi-Fi

Fique atenta quando usar aplicativos que roubam sua conexão. Esses aplicativos consomem boa parte do seu sinal e podem estar prejudicando sua estabilidade.

Muitas vezes são jogos, aplicativos pesados que vão invadindo sua internet, então certifique-se de controlar quais aplicativos deve usar e como usar para que não tome boa parte de sua conexão, deixando tudo mais lento e complicado.

Com os devidos cuidados, você poderá ter uma internet mais rápida e segura, ajudando a ter melhor qualidade de conexão e até mesmo rapidez. Muitas vezes não é preciso aumentar a velocidade da banda e sim investir na qualidade do uso que você faz da internet que possui.

Quanto mais você cuidar de sua conexão, mais rápida será.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *