Mulher trabalha em casa no computador | O que é, para que serve e como funciona uma VPN

O que é, para que serve e como funciona uma VPN

Eduardo é proprietário de uma rede de lojas de calçados. Ao todo, ele é dono de três filiais e administra um estoque que abastece essas lojas. São quatro localidades diferentes, mas ele precisa que todas elas estejam conectados. Do escritório da matriz, por meio de uma VPN, Eduardo acompanha os processos administrativos das lojas e o do estoque.

Em cada um dos quatro pontos da cidade, a empresa possui sua rede própria de informática, com computadores, impressoras, roteadores etc. Com os recursos da VPN — Virtual Private Network, ou rede virtual privada —, Eduardo pode administrar as quatro redes como se fossem uma só.

As redes virtuais privadas também são extremamente úteis para empresas que funcionam com trabalho a distância e home office. Quando um dos funcionários trabalha de sua própria casa, ou em constantes visitas a clientes, possuir uma maneira de trocar informações de maneira ágil, eficiente e segura é fundamental.

O que é VPN?

Como vimos no texto sobre firewall, segurança é fundamental para uma empresa. O VPN é uma maneira de estabelecer uma ligação segura entre duas redes virtuais privadas por meio de uma rede pública. No exemplo acima, e em muitos outros, a rede pública é a internet, que é livre e aberta, e as particulares são os quatro pontos da rede de lojas de calçados de Eduardo.

A configuração de uma VPN usa a própria internet para o compartilhamento de informações e dados entre as partes. A diferença entre o uso comum da internet e o de uma rede privada é que na VPN ninguém mais tem acesso ao que é compartilhado. Para enviar e receber esses dados com segurança, esse tipo de configuração utiliza dois princípios básicos: a criptografia e o tunelamento.

VPN é garantia de segurança e privacidade

O primeiro princípio de segurança utilizado no compartilhamento de informações por uma VPN é a criptografia. Ela consiste em escrever uma mensagem com códigos aos quais apenas o receptor tem acesso. É como se esses dados e informações estivessem escritos em um idioma que apenas os envolvidos soubessem entender.

Além disso, uma rede virtual privada cria canais dentro da internet pelos quais apenas suas informações passam. O tunelamento funciona como um túnel de informações. Quem está do lado de fora dele não tem acesso ao que está dentro. Esses princípios garantem a segurança e a privacidade para a sua empresa.

Especialização em VPN

Em resumo, o VPN é uma maneira de compartilhar seus dados e informações por meio da internet, o que pode tornar o custo-benefício bastante vantajoso. Contudo, disponibilizar seus dados na internet os coloca em risco. Com a contratação de gerenciamento de serviços de TI voltados para uma solução em VPN, essas informações são tratadas para que ninguém mais consiga acessá-las.

Atualmente, cada vez mais, as empresas usam a internet para a troca de comunicação. O serviço remoto também tem se tornado mais comum. Uma rede privada é, muitas vezes, uma solução necessária.

A iQuest é especializada na implementação de soluções em VPN, com protocolos e tecnologias seguras. Conheça a iQuest!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *