Homem apresentando gráficos em reunião | Como saber se sua empresa precisa de gerenciamento de serviços de TI

Como saber se sua empresa precisa de gerenciamento de serviços de TI

A contratação de serviços terceirizados muitas vezes é a melhor opção para uma empresa. Organizações de pequeno e médio porte que necessitam de tecnologia da informação nem sempre têm estrutura suficiente para montar um departamento específico para isso. É aí que a terceirização de TI surge como opção para empresas que querem ter um gerenciamento de serviços de TI profissional.

É cada vez mais difícil encontrar empresas que não necessitam de algum serviço de computação, seja a manutenção rotineira das máquinas ou desenvolvimento de aplicações mais elaboradas, como a virtualização. O peso no orçamento, no entanto, dificulta a criação de um setor específico para o gerenciamento de serviços de TI.

Vantagens e desvantagens do gerenciamento de serviços de TI

Algumas empresas entendem que o serviço de TI necessário para seu funcionamento precisa ser interno, isto é, sem a terceirização. Outras preferem contratar uma empresa especializada nisso. Há também casos em que é possível funcionar de maneira mista, terceirizando parte dos serviços.

Por que terceirizar

Dos motivos que fazem com que uma organização contrate o gerenciamento de serviços de TI, o principal é ter a sua disposição uma equipe especializada e atualizada. Em empresas focadas em TI, a atualização dos profissionais costuma ser constante. Isso vale para as mais diversas tecnologias: equipamentos, softwares, sistemas operacionais etc.

Em ambientes cada vez mais competitivos e com tecnologias sempre em evolução, as chances de profissionais especializados estarem mais atualizados e, portanto, mais capacitados, é maior. Uma empresa especializada na área de TI desenvolve trabalhos para dezenas, ou até mesmo, centenas de clientes. A experiência adquirida com esses diferentes tipos de serviços tornam-se um grande diferencial para os técnicos responsáveis.

Além disso, os custos de terceirizar uma empresa também costumam ser menores se comparados aos de montar um departamento. E isso vai além dos gastos de contratação de funcionários.

Isso acontece, dentre outras razões, porque as empresas que contratam outras não precisam ter um gasto direto com equipamentos, que são formados por uma rede complexa de servidores, hardwares e softwares.

Por que não terceirizar

Empresas que optam por estruturar equipes internas para desenvolver o TI têm a vantagem de contar integralmente com os profissionais. Em algumas ocasiões, poder contar com a dedicação exclusiva traz benefícios.

Exemplos disso: no momento de desenvolver novos projetos, ter um funcionário que conheça bem a organização é uma vantagem; da mesma forma que em um momento de crise.

O modelo ideal varia de acordo com cada caso. O primeiro passo é identificar se na sua empresa existe a demanda de TI. Caso exista, empresas que terceirizam o trabalho costumam oferecer diversos pacotes. Esses serviços vão desde as manutenções mais básicas de computadores e redes até serviços mais completos e personalizados, como a implementação de firewalls.

A iQuest trabalha com as melhores soluções em Tecnologia da Informação focadas em pequenas e médias empresas. Conheça os nossos serviços: http://www.iquest.com.br!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *