Mãos masculinas seguram um cadeado enquanto usam o computador | Entenda a importância de ter um antivírus corporativo

Entenda a importância de ter um antivírus corporativo

Se você é proprietário de uma empresa de pequeno ou médio porte, precisa proteger adequadamente seus equipamentos, dados e informações. O ideal, no seu caso, é ter um antivírus corporativo. É sempre bom lembrar que soluções destinadas a empresas são diferentes dos serviços usados em computadores pessoais. Nesse artigo, vamos entender as particularidades e a importância de um bom antivírus.

Qualquer computador, notebook ou celular que tenha acesso à internet estará exposto a algum risco existente na rede. No mundo corporativo, isso é ainda mais sério, pois uma possível perda ou vazamento de um dado pode causar prejuízos e interferir nos negócios.

Problemas que um vírus pode causar

Os vírus chegam ao computador de diversas formas: e-mails, pendrives, sites não confiáveis, downloads etc. Eles podem deixar o computador mais lento, o que interfere na produtividade da equipe, mas não para por aí. Essas ameaças virtuais podem ser responsáveis por vazamento de dados confidenciais, roubo de propriedade intelectual e até fraudes bancárias.

Proteção em diversos computadores

A primeira (e óbvia) diferença de um antivírus para empresas é a quantidade de computadores que precisa estar protegida. Enquanto em casa, cada computador precisa de uma proteção individual, no mundo corporativo, todos os computadores de uma rede precisam estar livres de riscos da mesma forma.

O antivírus corporativo, portanto, não é instalado individualmente nas máquinas. Ele funciona em rede, de forma que todos os computadores ficam protegidos ao mesmo tempo e com os mesmos parâmetros. Afinal, todos os computadores correm riscos. Portanto, deixar um deles desprotegido gera ameaça para toda a rede.

Proteção em segundo plano

A produtividade é muito importante para uma empresa. Um software pensado para essa finalidade precisa acompanhar essa máxima. Um antivírus corporativo tem como uma de suas características a capacidade de operar constantemente, e de forma contínua, em segundo plano. Enquanto em um computador pessoal, a preocupação é apenas manter o sistema longe de ameaças, em uma empresa, essa tarefa precisa ser realizada sem atrapalhar o uso do computador.

Visão gerencial e relatórios

Com o gerenciamento centralizado, exclusivo de antivírus corporativos, é possível ter uma visão gerencial da sua atuação. Com isso, é possível acompanhar se a proteção é efetiva em todos os computadores, quais computadores foram mais infectados (e os motivos disso), quais os vírus mais comuns na rede etc.

Descubra o antivírus corporativo ideal

A iQuest é especializada em diversos produtos de antivírus, tanto para atuação centralizada em desktop quanto na implementação de soluções de filtragem de vírus na entrada. Serviços de Tecnologia da Informação são, cada vez mais, imprescindíveis para empresas de sucesso. Entre em contato conosco e solicite uma visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *