O que é ProxMox - Imagem que exemplifica uma virtualização -iQuest

O que é ProxMox

O ProxMox é a plataforma de virtualização de código aberto mais flexível do mercado. Por sua versatilidade e praticidade, é muito escolhida tanto para grandes empresas quanto para um usuário comum. Possui alto desempenho e engloba tecnologias como o hipervisor KVM (Kernel Virtual Machine) e os contêiners virtuais LXC. O KVM é integrado ao Kernel Linux, que suporta a migração e suportes de clustering. Também é possível a criação e o gerenciamento de contêiners LXC, que não exige um consumo alto de recursos do servidor.

Introduzida na década de 60, a virtualização foi e ainda é importantíssima não só para revolucionar os DataCenters, mas também para trazer uma tecnologia mais eficaz para a vida da computação doméstica. Com ela, é possível programar e gerenciar equipamentos, assim como um sistema operacional, servidor ou banco de dados.

O código-fonte do ProxMox é aberto, então pode ser livremente explorado, estudado e modificado sem preocupação com os direitos autorais, o que permite uma liberdade maior em sua utilização.

Configuração e armazenamento ProxMox

Na configuração de rede do ProxMox, você pode conectar várias redes virtuais em uma única placa de rede física. Se você busca algo mais avançado, também é possível agregar duas placas de rede para o mesmo servidor virtual. Para quem necessita de backup, funciona também de maneira integrada, possibilitando até mesmo o agendamento e o envio de logs por e-mail para promover a rotação de backups mais antigos.

O que é necessário para obter o ProxMox

A gestão do ProxMox é realizada pela interface da Web e, para usufruir de todos os benefícios dessa plataforma, será necessário uma CPU de 64 bits que suporte os conjuntos Intel VT ou AMD-V, como os chips Core Duo, Xeon, Athlon X2 ou Opteron recentes. Além disso, ter 2GB de RAM é um pré-requisito para rodá-lo confortavelmente na sua máquina. Lembrando que quanto mais GB, melhor.

Como instalar o ProxMox

O software é gratuito e possui diversas funções que só costumam vir em softwares pagos. A iQuest é especializada na implementação do ProxMox. Para mais informações, solicite nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *