Homem analisa grafico no computador | Programas gratuitos para empresas aliam qualidade e baixo custo

Programas gratuitos para empresas aliam qualidade e baixo custo

Quanto mais caro um serviço ou produto, maior será a qualidade, certo? Nem sempre. Softwares livres costumam contrariar essa afirmação. Existe uma infinidade de programas gratuitos para empresas, que desempenham diversas funções. Os chamados softwares livres juntam segurança, eficiência e baixo custo.

Neste artigo, vamos explicar o conceito por trás dessas aplicações, suas vantagens em custo e segurança e listar alguns bons exemplos de softwares livres.

O que é software?

Os softwares são os programas de um computador. São eles que permitem que a gente realize algumas atividades específicas. Para escrever um texto, por exemplo, o usuário pode fazê-lo por meio do Word ou do Writer. Para editar uma imagem: o Photoshop ou o Gimp. Todos esses programas ou aplicações são softwares.

Quando compramos um computador novo, já com o Windows e seus programas inclusos, não nos damos conta, mas grande parte dos softwares são pagos. Basta uma formatação que lá se vai o pacote Office, por exemplo. E para consegui-lo de novo, pelos meios legais, só pagando.

Programas de gestão de tarefas também são bons exemplos. Muitos deles até têm uma versão gratuita, mas parte dos serviços costuma ter um custo.

O que é um software livre?

Assim como há a parte paga, também existem vários programas gratuitos na internet. Mas nem todos são de fato softwares livres. Há um viés ideológico por trás da questão. A principal distinção desse tipo de programa “livre” diz respeito justamente à liberdade. Nesses softwares, qualquer usuário pode estudar, copiar, melhorar ou alterar qualquer parte do software.

Funciona de forma semelhante a uma patente. Quando uma empresa cria um novo produto, ou uma nova maneira de executar determinada tarefa, ela pode patentear isso e passar a ser dona desse conhecimento. As pessoas que trabalham com os softwares livres vão na contramão disso e compartilham suas invenções e conhecimentos com outros desenvolvedores.

Softwares livres reduzem custos

A principal vantagem de trabalhar com esses programas é bem óbvia: os custos. As licenças para o uso de um software costumam ter custos bem elevados para pequenas empresas. O valor de algumas chega a atingir 70% do custo do próprio programa. Ou seja, além de pagar para tê-lo, ainda é preciso gastar para ter o direito de usá-lo.

Além disso, o pagamento costuma ser feito por unidade. Ou seja, para usar em dois ou mais computadores, os gastos são multiplicados. Isso pode ser inviável no orçamento de pequenos e médios negócios.

Softwares livres são mais seguros

Logo na abertura do texto, falamos sobre qualidade de serviço. Quando o assunto é segurança, especialistas em softwares livres afirmam que esses programas têm maior grau de confiabilidade.

Em entrevista à EBC, o presidente da Sepro, Marco Mazoni, compara a segurança dos softwares a cadeados. No caso dos livres, a analogia é de que eles possuem chaves únicas. Com o código aberto, é possível que a segurança seja desenhada de forma personalizada.

Já as empresas de código fechado elaboram a lógica de segurança internamente. E isso é estático. Uma vez que alguém consiga descobrir o funcionamento dos códigos e consegue burlar o sistema de proteção do programa, todos os usuários estão em risco. Há outras ações importantes para a segurança na sua empresa, como um firewall, por exemplo.

Exemplos de programas gratuitos para empresas

O software livre mais usado do mundo é o sistema operacional Linux. Todo o funcionamento do computador é por meio dele, que substitui o Windows. Há também exemplos muito bem sucedidos de programas com funções específicas como o VLC media player.

Outros programas gratuitos para empresas:

  • LibreOffice: pacote semelhante ao Office, com editor de texto, planilhas etc.
  • AbiWord: editor de texto com muitas funcionalidades importantes.
  • Audacity: editor de áudio.
  • Mozilla Firefox: navegador.
  • Apache: um dos servidores HTTP mais utilizados do mundo.

Caso sua empresa contrate algum serviço de Tecnologia da Informação, o fato de ela trabalhar ou não com programas gratuitos para empresas é fundamental para os seus custos. A iQuest tem vasta experiências em soluções em TI e softwares livres. Conheça os nossos serviços: http://www.iquest.com.br !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *