foto detalhe de servidores de ti | Qual o melhor servidor para a sua empresa?

Qual o melhor servidor para a sua empresa?

As soluções de TI para pequenas empresas são essenciais para melhorar a produtividade, gerar mais rapidez na execução dos serviços, no compartilhamento de arquivos entre os funcionários, no acesso ao banco de dados, entre outras tarefas.

Os pequenos empresários muitas vezes ficam na dúvida quando precisam escolher o tipo de servidor adequado para sua empresa. Na maioria dos casos, são gestores que não possuem intimidade com TI para pequenas empresas e não se sentem seguros na tomada de decisão.

Mesmo assim, é importante ter um pouco de conhecimento para entender qual é o melhor servidor de TI para pequenas empresas, conforme as atividades que fazem parte da rotina de trabalho, quantidade de funcionários que compartilham a mesma rede, gerenciamento do tráfego de rede, armazenamento de dados, entre outras tarefas.

Além disso, o empresário precisa saber quanto está disposto a investir em uma estrutura de servidor de rede e qual será o tráfego de dados da empresa. Para isso, separamos os principais tipos de servidores de TI para pequenas empresas, com a finalidade de orientar o proprietário de um negócio que está começando ou se modernizando. Ao saber a funcionalidade de cada um dos servidores, é possível fazer uma escolha consciente e bem mais segura.

Quais são as vantagens e desvantagens dos servidores Rack?

São servidores compactos que ocupam pouco espaço, são organizados em formato horizontal, precisam de manutenção frequente dos coolers, o que encarece um pouco a conservação da estrutura. É um tipo de servidor indicado para empresas que precisam armazenar, internamente, grande volume de dados, com mais flexibilidade.

Vantagens e desvantagens dos servidores Blade

Os servidores Blade são ótimas soluções de TI para pequenas empresas que possuem um elevado número de funcionários em sua operação. São servidores capazes de processar e armazenar uma grande quantidade de dados internamente, são feitos com formato de módulos e otimizam o espaço. Também são servidores mais fáceis de expandir, principalmente para ampliar a memória. São indicados para operações mais pesadas.

Vantagens e desvantagens dos servidores Tower

São servidores verticais, indicados para empresas que possuem pouco espaço. Só para ter uma ideia, possuem quase que o mesmo tamanho de um PC Desktop. Rodam silenciosamente e apresentam muita flexibilidade, porém são indicados para empresas menores, que não demandam grande quantidade de processamento e armazenamento.

Vantagens e desvantagens do Cloud Hosting

É um servidor escalável, com grande capacidade de processamento e armazenamento. Assim, vários servidores podem operar em linha, mas com a estrutura de um único servidor.

Vantagens e desvantagens do servidor compartilhado

É um servidor para empresas que não possuem grande demanda, de no máximo 10 gigabytes. São usados em operações mais simples e menos exigentes. É um tipo de servidor muito comum, sendo dividido por diversas empresas, que compartilham um web hosting. Nesse caso, uma empresa mantém a estrutura do servidor compartilhado.

Vantagens e desvantagens do servidor dedicado

O servidor dedicado é uma ótima solução de TI para pequenas empresas. É um servidor físico, alugado em uma empresa de Tecnologia da Informação que trabalha com web hosting. O cliente tem plena liberdade e acesso para rodar todos os tipos de aplicação no servidor.

Vantagens e desvantagens do servidor reseller hosting

É um servidor compartilhado que permite realocação ou revenda do espaço do servidor para outras empresas. Por isso, é indicado para empresas que querem reduzir os custos, mas manter um servidor de pleno acesso em uma empresa de web hosting.

Vantagens e desvantagens do Virtual Private Servers

Esse é o meio termo entre os servidores de dedicação exclusiva e compartilhados, pois possui partições diferentes, reduzindo riscos de instabilidade do servidor. Indicado para empresas que precisam de servidores eficientes, mas ainda assim querem reduzir custos operacionais com TI.

iQuest – Soluções em TI para pequenas empresas

Para garantir as melhores soluções de TI para o seu negócio e definir qual tipo de servidor atende perfeitamente às necessidades da sua empresa, é só contar com os serviços da iQuest, empresa especializada em TI, que apresenta propostas compatíveis com o orçamento disponível de cada cliente. Entre em contato e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *