servidor de arquivos

Servidor de arquivos: saiba o que é e como funciona!

O servidor de arquivos é recomendado para empresas que precisam armazenar dados em uma rede de computadores. Além de armazenar, o servidor também é usado para fazer a distribuição desses arquivos.

Para que serve?

Em uma empresa, o servidor de arquivos tem diversas finalidades muito importantes e úteis para o dia a dia, tais como:

  • possibilitar o gerenciamento de pastas compartilhadas;
  • possibilitar pesquisas de arquivos rapidamente;
  • permitir o compartilhamento de arquivos entre computadores deste servidor;
  • possibilitar que diversos usuários tenham acesso ao mesmo servidor;
  • permitir que esses usuários troquem informações e dados que fazem parte da rotina de trabalho.

Para funcionar corretamente, o servidor de arquivos precisa de um sistema operacional específico. O sistema permite maior controle, já que os documentos ficam todos concentrados no servidor.

Quais são as vantagens do servidor de arquivos?

O servidor funciona para hospedar todos os documentos e conta em uma rede intranet para receber e enviar os dados entre os colaboradores com muita rapidez. Outro benefício é que as empresas poderão fazer backups dos dados, armazenar dados remotos e criar senhas de acesso para conteúdos exclusivos, por exemplo.

Com a organização dos arquivos, os dados da empresa ficarão centralizados, é possível gerenciar todas as informações, controlar o acesso e permitir a migração de arquivos entre usuários da rede. O controle também permite melhorar a proteção, inclusive com backup de segurança.

O acesso remoto à rede é um dos grandes benefícios para o modelo atual de trabalho de diversas empresas. De onde estiver, o funcionário autorizado pode acessar documentos e compartilhar dados, desde que esteja autorizado, com login/senha. Isso garante mais praticidade para trabalhar em casa ou durante uma viagem.

O que eu preciso para escolher um servidor de arquivos?

Com uma internet mais rápida e um servidor de qualidade, a imagem de uma empresa diante dos seus clientes fica muito mais profissional. Algumas informações são essenciais para escolher o servidor mais adequado para uma empresa. Por isso, é preciso identificar os itens abaixo:

  • o porte da empresa;
  • quantos dispositivos estarão conectados ao servidor;
  • principais atividades da empresa (compartilhamento de dados, quantidade de arquivos e formato dos mesmos);
  • entre outros detalhes.

Os pontos acima são fundamentais para definir a capacidade de armazenamento do servidor, lembrando que, pelo fato de centralizar todos os dados de uma empresa, o backup é essencial, por questão de segurança!

Servidores em nuvem

Empresas de pequeno porte têm optado por servidores em nuvem. Essa é uma excelente tecnologia para armazenar e compartilhar dados com muito mais economia e redução da equipe de TI para gerenciar dados.

Quem contrata uma empresa para fornecer servidor em nuvem também não precisa investir em equipamentos e se preocupar com softwares. Porém, é preciso escolher uma empresa sólida, principalmente para garantir a máxima segurança dos arquivos que estarão no servidor.
A iQuest possui todas as ferramentas e a expertise para cuidar da infraestrutura digital de sua empresa. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *