softwares grátis

4 Softwares grátis para fugir da pirataria

Apesar de termos a nossa disposição todos os programas e softwares na internet, ainda existem aqueles que precisamos pagar. E muita gente acaba recorrendo como alternativa é a pirataria. Mas, e se ao invés disso você optar pelos softwares grátis?

No caso de novos empreendedores, normalmente não possuem recursos para investir nesses softwares pagos por falta de dinheiro. A empresa está começando agora, e quanto maior for o número de softwares grátis, melhor.

Só que alguns recorrem à pirataria, o que não é legal. Você não vai querer começar sua empresa já cometendo um crime, certo?

Se aquele software que você quer usar é pago, que tal achar outro parecido e que seja um software livre? Assim todo mundo sai ganhando. Você não ajuda na pirataria, não gasta dinheiro que não pode, e acha uma versão parecida, só que de graça.

O que não falta na internet são softwares grátis. Basta fazer uma pesquisa que você vai achar uma versão parecida com aquele que quer usar, e que é pago.

Softwares grátis

1 – Softwares grátis para uso em escritório

Muitos dos empresários abrem algum escritório ou mesmo montam um blog ou site onde será preciso ter auxílio de editores de textos, planilhas, apresentações, desenhos vetoriais, etc. Se esse for o seu caso você tem três opções de softwares grátisBrOffice, ou Open office e o Google Drive.

A vantagem desse último é que você sequer precisa ocupar a memória do seu computador para armazenar seus trabalhos da empresa. Tudo fica na nuvem, é salvo instantaneamente enquanto cria o documento e você ainda tem uma grande memória para usar.

A única desvantagem em relação aos outros softwares é que o Drive pode não ter desenhos vetoriais. Isso seria um detalhe a ser confirmado. Mas, se você só fizer edição de textos e planilhas, o Google drive não deixa de ser uma ótima ferramenta para sua empresa, e é de graça.

2 – Sistema Operacional

Para a abertura de uma empresa, principalmente se for online, você vai precisar de um bom computador, e um bom computador precisa de um sistema operacional.

O problema é que a maioria dos sistemas operacionais são pagos, e as versões piratas, muitas vezes, não oferecem todos os benefícios da versão paga, por motivos óbvios.

Mas, ao invés de você ajudar na pirataria e ainda ter um programa que não te dá tudo aquilo que precisa, você pode optar por softwares grátis de sistema operacional, como é o caso do Linux.

3 – Criação de sites

No caso dos empresários que irão trabalhar com sites, você pode começar utilizando o WordPress. Ele já tem versões completas de sites prontos e você não precisa mexer em muita coisa. Com o tempo você pode ir mudando conforme seu gosto e capital disponível para mudar visual, template, etc.

4 – Banco de dados

Um software de banco de dados também é muito importante para quem vai trabalhar com empresa digital. Para essa necessidade, você tem a versão de softwares livres da MySQL.

Está vendo como é fácil trabalhar com softwares livres? É só fazer uma pesquisa que você consegue achar software livre perfeito para usar na sua empresa. E o melhor: sem a preocupação de estar ajudando na pirataria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *