Ha - Alta Disponibilide

Ha - Alta Disponibilide

Soluções

Ha - Alta Disponibilide

Somos especialista em:

• Clusters

O conceito de Cluster trata-se de diversos computadores trabalham em conjunto para gerar um dado resultado. Alguns clusters operam dividindo as tarefas de cálculo em paralelo, para chegar a um resultado final de forma mais rápida.

Outros são usados para processar grandes volumes de requisições isoladas, como por exemplo clusters de impressão, com vários computadores e impressoras formando um cluster de impressão de grande porte.

Outros ainda são usados para criar enormes pools de armazenamento, nos quais cada nó do cluster fornece parte do storage. Esses pools são vistos pelos aplicativos como um único local de armazenamento.

Hoje em dia, um cluster que está se tornando cada vez mais comum em empresas é o cluster para redundância ou para virtualização/nuvem. Com ele, as diversas funções de processamento da empresa são divididas em máquinas virtuais, e estas máquinas são executadas virtualmente em um conjunto de servidores. Caso qualquer um dos servidores falhe fisicamente, as máquinas virtuais que estiverem rodando naquele nó são transferidas para os nós sobreviventes.

Isso garante um grau de continuidade de operação que antes só era possível com esquemas muito complicados e hardwares especiais. Hoje, entretanto, estas capacidades estão ao alcance de todos.

• Nuvens privadas

Uma nuvem é um conjunto de funções computacionais executadas em um conjunto arbitrário de equipamentos (servidores e dispositivos de armazenamento). Estas funções, que antes eram executadas por uma máquina física específica, hoje estão em uma máquina virtual que, por sua vez, “flutua” entre o conjunto de servidores que formam a nuvem.

As nuvens tanto podem ser públicas quanto fornecidas por empresas que cobram a hospedagem da sua máquina virtual, ou que ofereçam diretamente as funções de forma abstrata (armazenamento, aplicativo web, ftp). Podem ainda ser privadas, quando são construídas e gerenciadas dentro das próprias empresas.

Dentro da empresa, uma nuvem pode representar um ganho enorme em termos de eficiência e flexibilidade quando comparada a um sistema tradicional, no qual são usados diversos servidores, cada um desempenhando um papel fixo.

• Raid

Raid é a tecnologia que permite a construção de sistemas de armazenamentos com níveis mais altos de resposta e/ou segurança. De maneira geral, são usados em esquemas para garantir que, em caso de falha de um dispositivo de armazenamento (um disco rígido, por exemplo), os dados estejam protegidos e imediatamente disponíveis em outro dispositivo, garantindo a continuidade da operação.

Existem diversos esquemas de Raid, cada um com vantagens e limitações. Determinar a melhor opção requer análise e experiência.

• DRBD

DRBD é a tecnologia que permite a construção de Raid através de uma rede local. Um dispositivo de armazenamento pode ficar dezenas ou mesmo centenas de metros distante do outro, e ambos podem ser imagens perfeitas um do outro. Isso é feito através de softwares que mantêm ambos os dispositivos sincronizados através da rede local. Com isso, é possível garantir que, mesmo em caso de sinistros, seus dados estarão presentes e seguros em sua última posição.

DRBD pode ser usado para criar sistemas sem Ponto Único de Falha (SPF) e garantir que os dados estarão sempre disponíveis.

• Serviços de Alta Disponibilidade (HA) você encontra na I-QUEST

A I-QUEST, empresa de consultoria e serviços de TI, é especializada em projeto e implementação de soluções de alta disponibilidade (HA) e pode ajudar sua empresa a atingir o próximo nível em termos de continuidade operacional.

Desenvolvido por Fizzy Marketing Digital

WhatsApp