Homem usa telefone na frente do computador | VoIP: as vantagens das centrais telefônicas virtuais

VoIP: as vantagens das centrais telefônicas virtuais

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter serviços que se adequem a suas necessidades evita que sua empresa perca oportunidades. Mesmo que os gastos com ligações não seja uma grande despesa, contar com os recursos profissionais de um VoIP (Voz sobre IP) é um grande diferencial.

O VoIP é o serviço de chamadas telefônicas por meio da internet. Na prática, funciona como um telefone normal, mas no lugar de uma estrutura específica para telefonia, as chamadas de voz acontecem por meio da banda de internet. Com ele, é possível ter acesso a diversos recursos avançados, normalmente encontrados em centrais PABX tradicionais, que costumam ter custos bem mais elevados.

Recursos avançados

Com o recurso de chamadas de voz por IP, a empresa passa a contar com uma PABX virtual. A configuração desse serviço é baseada na tecnologia de código livre Asterisk. Entre as vantagens das centrais virtuais, estão:

  • Menu de navegação (URA);
  • filas de atendimento com música de espera ou propaganda;
  • discagem Direta a Ramal (DDR);
  • painel de controle e acompanhamento das filas;
  • follow-me interno e externo (para outras linhas fixas e celulares);
  • linhas telefônicas em outras cidades com tarifa local para ligação e roteamento de chamadas recebidas para uma ou mais localidades de uma empresa;
  • ligações dentro de uma rede WAN sem custo;
  • secretária Eletrônica por ramal com envio da gravação por e-mail e possibilidade de resgate pelo telefone;
  • gravador de voz: possibilidade de ter gravadas todas as ligações automaticamente; e
  • possibilidade de desenvolver aplicativos de autoatendimento por voz e muitos outros serviços.

O que é PABX?

Em uma empresa que tenha pelo menos dois telefones, já existe a possibilidade de implementar uma PABX. Ela funciona como uma central telefônica privada. Em vez de possuir duas linhas telefônicas, e pagar por elas, a empresa possui apenas uma, que funciona como uma central, e é distribuída em ramais.

As vantagens ficam ainda mais nítidas quando funcionam em empresas com muitos telefones. A PABX possibilita a livre comunicação entre os ramais, sem que se pague por isso, o que resulta em mais dinamismo para as ações internas da corporação. Além disso, também é possível que os telefones façam ligações externas usando essa linha central.

Para entender melhor

O telefone surgiu com a ligação simples e direta entre duas linhas. As primeiras centrais telefônicas surgiram depois, com a possibilidade de várias linhas fazerem parte de um mesmo sistema. Funcionava assim: um enorme painel concentrava todas as linhas. Para dois usuários se falaram, um operador conectava essas duas linhas. Com o tempo, o funcionamento ficou automatizado.

Uma central telefônica privada funciona da mesma forma, mas apenas com os telefones internos de uma organização. A PABX conecta todos os ramais.

IQuest — Soluções em VoIP

A iQuest é uma empresa com grande experiência e equipe capacitada para a elaboração de uma estrutura VoIP. Para atender a crescente demanda por esse serviço, os funcionários são capacitados para implantação, manutenção e gerenciamento de plataforma Asterisk, um software livre que possui uma enorme gama de serviços e recursos que podem ser disponibilizados para atender as necessidades específicas de uma empresa. Conheça a iQuest.

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